27.5.06

Cultura Científica

Oi pessoal,
Como tem aparecido muito em nossas discussões os termos enculturação e aculturação, aqui vai a significação segundo Aurélio:

enculturação[Do ingl. enculturation.] Substantivo feminino.
1.Antrop. Processo de condicionamento e/ou de aprendizagem, consciente ou inconsciente, formal ou informal, mediante o qual um indivíduo, no decorrer da vida, apreende os padrões gerais de sua cultura; socialização.

aculturação[Do ingl. acculturation.] Substantivo feminino.
1.Antrop. Processo decorrente do contato mais ou menos direto e contínuo entre dois ou mais grupos sociais, pelo qual cada um desses grupos assimila, adota ou rejeita elementos da cultura do outro, seja de modo recíproco ou unilateral, e podendo implicar, eventualmente, subordinação política.
2.P. ext. O estado que resulta desse processo.
3.Psicol. Sociol. Adaptação de um indivíduo a uma nova cultura com que estabelece contato, seja em seu local de origem, seja em outro local para que se tenha mudado.

3 Comments:

Anonymous Eler said...

Que relação o grupo faz entre

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA LETRAMENTO CIENTÍFICO
CULTURA CIENTÍFICA

?


Nesta colocação, o autor parece usar o termo Cultura Científica no mesmo sentido que temos entendido LETRAMENTO CIENTÍFICO:

A concepção da alfabetização científica como um atributo individual se revela insuficiente para compreender a circulação e uso social do conhecimento, assim como a participação cidadã. Uma vez assumido que a ciência e a tecnologia são partes da sociedade, é necessário um maior nível de integração destes conceitos para converter a denominada "cultura científica" em conteúdos manifestos nas práticas gerais e presentes no sentido comum.

http://www.jornalismocientifico.com.br/revista1artigosergiobialski.htm

27/5/06 16:51  
Blogger ECCT-VENTURA said...

Se entendermos o letramento como um processo o resultado seria a cultura adquirida? Ao final de nosso trabalho deveremos ter uma cadeia conceitual (aí os mapas conceituais para a webquest do Rodrigo vai nos ajudar bastante). Ainda estamos no meio do turbilhão das discussões e é normal uma falta de clareza entre eles. Com relação à diferença entre enculturação e aculturação as coisa se esclareceram para mim. O processo que nós vivemos é de enculturação. A professora alemã que eu ouvi falanddo sobre Guimarães Rosa disse corretamente aculturação no Brasil, pois ela veio de uma outra cultura.

31/5/06 08:26  
Blogger Simoninha said...

Pelo que foi pesquisado pelo meu grupo , um dos conceitos de "cultura científica" está relacionado ao desenvolvimento da ciência sob o ponto de vista da produção, divulgação (entre os pares / pública) e educação científica. Mas, em entrevista com um professor do mestrado, cultura científica pertence, faz parte somente de grupos de cientistas, pesquisadores. Nós que somos aspirantes ao título de mestrado, pretendemos chegar próximos de ter a cultura científica. No caso da alfabetização e letramento em ciência e tecnologia,acho que estaria relacionada a conhecer o como ler, falar e escrever sobre ciência e praticar tais procedimentos. No caso, o "como fazer a ciência" vai além da alfabetização e letramento científica... Mas podemos pensar que a alfabetização científica seja o primeiro passo para a enculturação científica (mesmo que ela não se dê por completo)?

Outra questão: Dentro do contexto colocado por Cláudia, em relação a Ciência e Tecnologia, quando uma pessoa estaria em processo de enculturação ou de aculturação? Se ela não é cientista e, por isso não faz parte da cultura científica, ao tentar ter/ desenvolver essa cultura ela está em processo de ENCULTURAÇÃO ou ACULTURAÇÃO? O que vocês acham?

1/6/06 22:14  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home