1.6.06

Comentando Cláudia, Eler e Paulo...

Pelo que foi pesquisado pelo meu grupo , um dos conceitos de "cultura científica" está relacionado ao desenvolvimento da ciência sob o ponto de vista da produção, divulgação (entre os pares / pública) e educação científica. Mas, em entrevista com um professor do mestrado, cultura científica pertence, faz parte somente de grupos de cientistas, pesquisadores. Nós que somos aspirantes ao título de mestrado, pretendemos chegar próximos de ter a cultura científica. No caso da alfabetização e letramento em ciência e tecnologia,acho que estaria relacionada a conhecer o como ler, falar e escrever sobre ciência e praticar tais procedimentos. No caso, o "como fazer a ciência" vai além da alfabetização e letramento científica... Mas podemos pensar que a alfabetização científica seja o primeiro passo para a enculturação científica (mesmo que ela não se dê por completo), não é mesmo?

Outra questão: Dentro do contexto colocado por Cláudia, em relação a Ciência e Tecnologia, quando uma pessoa estaria em processo de enculturação ou de aculturação? Se ela não é cientista e, por isso não faz parte da cultura científica, ao tentar ter/ desenvolver essa cultura ela está em processo de ENCULTURAÇÃO ou ACULTURAÇÃO? O que vocês acham?
1/6/06 22:14

6 Comments:

Blogger Educação Tecnológica said...

Em se tratando da minha pessoa, o processo é aculturação. Pois quando olho pra trás, aliás, para o presente e vejo o mundo do senso comum do qual saí, e do qual muitos afetos meus permanecem, então lhe digo que estou em processo de aculturação científica/tecnológica. Pois sinto-me em outro universo. Acho que sou ET!!!!

Leandra

2/6/06 21:19  
Blogger Grupo de Pesquisa em Educação Científica 2006 said...

Oi! Durante a ultima apresentação do grupo no dia 09/06, me lembrei de um fato que reforça a questão da resistência a uma proposta de favorecer a formação crítica dos alunos/cidadão, o grupo comentou que a direção de nossas escolas resistem a esta formação, mas tive a experiência de constatar esta forma de resistência também por parte dos alunos; resumidamente, neste mês estava trabalhando em classes do ensino fundamental (matemática)e para tentar motivar a turma em aprender matemática e fazer uma análise crítica de sua aplicação, desenvolvi uma atividade transdisciplinar, onde se contextualizava matemática x sala de aula e matemática x família (muito interessante), porém a mesma turma que reclamava tanto da forma que era ensinada a matemática, reclamou veementemente da nova forma de ensino proposta, demonstrando uma forte acomodação a maneira de aprender tradicional, caracterizando assim um perfil sujeito ao adestramento proposto por um sistema que tenta considerar todos alunos, como parte de um conjunto submisso a uma formação estruturada e formal. Sugiro ao grupo o filme : "A ILHA". Não seremos todos produtos planejados de um determinado sistema?????

10/6/06 08:28  
Blogger Itaboray said...

Reflexoes bacanas.
Sobre o comentario do professor... complicado. Gostaria que ficasse mais clara essa diferença entre nós mestrandos e ele. 1 dia antes da minha defesa, eu sou aspirante a ter cultura científica. 1 dia depois, já tenho? Quando ensino Física ou Ciências aos meus alunos, não estou falando de uma cultura científica? Sei lá...

20/6/06 11:26  
Blogger ECCT-VENTURA said...

Acho que essa discussão vai surgir na aula desta sexta-feira. Veremos as reações. Eu também não estou de acordo, não.
\\paulo

22/6/06 20:12  
Blogger ECCT-VENTURA said...

Acho que essa discussão vai surgir na aula desta sexta-feira. Veremos as reações. Eu também não estou de acordo, não.
\\paulo

22/6/06 20:12  
Blogger ELER said...

ATITUDE CIENTÍFICA - um indicador de cultura científica

ELER:

O autor, ao referir-se à terceira dimensão da alfabetização científica, "uma compreensão sobre o impacto da ciência e a tecnologia sobre os indivíduos e sobre a sociedade", não utilizou o termo LETRAMENTO, como temos discutido aqui e presencialmente.

O conceito de ATITUDE CIENTÍFICA (parece ter sido cunhado por Jhon Dewey) é importante para lembrar que a cultura científica pode precebida em comportamentos adquiridos pelo sujeito social.

vejam no blog sobre letramento.

25/6/06 20:07  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home